O Jardim Aurora

Viajantes de outras terras
Trouxeram sementes pra cá
Cada um que as recebeu
Acolheu e resolveu
Que logo queriam plantar

 

Na busca de terra boa
Descobriu-se, não à toa
Que sementes tão diferentes
Não bastava só uma gente
Pra fazê-las germinar

 

Os encontros desta vida
Reuniu pessoas amigas
Que juntaram suas sementes
E com vontade crescente
Um jardim queriam criar

 

Coruja de um bosque distante
Decidiu aqui pousar
Ao saber este ideal
E das sementes, vindas de sua terra natal
Experiência vem doar

Uma borboleta mostra o local,
Na aurora o trabalho iniciará
E com todo este movimento
Que se espalha aos quatro ventos
Faz muita gente se (re)aproximar

 

A chuva vem e vai na hora certa
O sol aquece e desperta
Tão grande é a dedicação
Do céu, da natureza e das mãos
no Jardim a vida se revela

 

Ver as primeiras florezinhas
É motivo para se alegrar
E a todos que por elas caminham
Sementes são oferecidas
Para no próprio coração cultivar

 

Mas o destino destas sementes
Quando plantadas no coração
É ser arvore grande, tocar as nuvens e o chão
E seus verdadeiros frutos
Somente após muito tempo virão

O Jardim Aurora é um jardim de infância inspirado na Pedagogia Waldorf, fundado em 2014 em São José dos Campos-SP, pela iniciativa de pais, professores e amigos que buscavam ampliar o movimento antroposófico na cidade.

 

Essas pessoas constituíram a Associação A Grande Árvore, entidade sem fins lucrativos mantenedora do Jardim Aurora, com a missão de implantar uma escola fundamentada na Pedagogia Waldorf.

 

Hoje, o Jardim Aurora conta com duas turmas de jardim (crianças de 4 a 6 anos) e duas de maternal (2 a 3 anos), em dois períodos, atendendo a 45 alunos. Para cuidar desses pequenos, conta com 8 educadoras entre as jardineiras, materneiras e auxiliares, com estudo contínuo na Pedagogia Waldorf. O Jardim e as professoras contam, ainda, com a tutoria de professores mais experientes na Pedagogia e participam de um grupo de estudos antroposóficos conduzido por eles.

A Associação A Grande Árvore

A Associação A Grande Árvore tem como princípios: Respeito, Diálogo, Perseverança, Ser Honesto, Trabalho, Qualidade, Beleza e Arte, e Impulso Transformador.

 

O que é uma escola associativa?

 

Tudo começa com o impulso de famílias, professores e amigos da Pedagogia Waldorf, apoiando e trabalhando voluntariamente para o nascimento da escola. Foi assim que fundamos a Associação A Grande Árvore, para ser a mantenedora da futura escola, o Jardim Aurora.

 

Portanto, não há um proprietário, não há um fim lucrativo. Quem cuida desta escola são pessoas escolhidas pela comunidade atuante (diretoria da associação) e o que move o projeto é a boa intenção em criar o ambiente adequado para o melhor desenvolvimento das crianças (fim social).

 

No Jardim Aurora as famílias ajudam com os custos (profissionais da escola, aluguel, materiais, etc), a gestão administrativa organiza a parte burocrática e as professoras cuidam das crianças. Trabalhar junto é sempre um grande desafio! E por isso é necessário criar um ambiente de confiança, de responsabilidade e que tenha um guia para trilharmos na mesma direção. E em nosso caso o seguinte fluxo é adotado:

E neste caminhar, temos sempre a pergunta: ‘Qual é a sua necessidade?‘. Desta forma, este ciclo vai se aperfeiçoando para a escola então alcançar seu fim social, que é o grande objetivo de todas as pessoas e grupos da instituição.