A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.
– Rudolf Steiner
A PEDAGOGIA WALDORF
Na pedagogia Waldorf, tudo é proposto para o aluno se desenvolver integralmente, como um ser humano pleno, para ser um adulto livre, com pensamento individual e criativo, com foco na sensibilidade artística, social e na natureza.
Para isso, a pedagogia Waldorf se fundamenta nos conceitos da antroposofia, que estuda o ser humano em seus três aspectos: físico, de alma e do espírito. Desenvolvida em 1919, na Alemanha, pelo filósofo Rudolf Steiner, é baseada na visão integral do ser humano com o objetivo de cultivar as potencialidades individuais e ajudar a equilibrar e integrar o Pensar, o Sentir e o Querer humanos, ou seja, sua razão, emoção e vontade, para uma melhor atuação no mundo.
O caminho para esse equilíbrio se dá por meio de atividades artísticas, trabalhos práticos e o ritmo das comemorações. O professor ou a professora trabalha a sua autoeducação, observa profundamente cada criança para sentir suas necessidades e harmonizar o grupo de acordo com a fase evolutiva de cada indivíduo. Isso porque, na pedagogia Waldorf, as crianças são consideradas em seus aspectos individuais e nas particularidades da faixa etária a que elas pertencem, sem generalização. Da criança do jardim ao jovem do ensino médio, o olhar é para proporcionar o que cada faixa etária necessita.
Esse é um movimento que cresce no mundo todo. Já existem mais de 1100 escolas e 2000 jardins de infância Waldorf. Foi apontada pela UNESCO como o modelo de pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais de nosso tempo.